''c.w ,aqui voçe também escreve, se vçs quiserem também podem mandar seus textos aqui para o blog,a gente agradeçe e fica feliz em compartilhar as idéias. Esse texto qm escreveu foi meu amigo Heitor''
A escola pública hoje vem sendo cada dia mais desvalorizada e subjugada, isso talvez pela desvalorização do aluno que é aceito pela própria escola.
A alfabetização e o direito de aprender vem causando polêmicas sobre as escolas publicas, tais polêmicas como: “A escola pública é uma merda’’, “Os alunos da escola pública não querem aprender’’ etc. Talvez tais polêmicas sejam verdadeiras em parte, pois afinal o verdadeiro erro é do próprio estado que desvia a atenção para o aluno e esquece do corpo docente e direção das escolas.
A avaliação dos professores é dada por concurso público, tal concurso que avalia o professor por uma prova que gera uma nota, o que coloca os professores em uma lista de colocados. Os mais bem colocados são aprovados, obviamente. Mas o que não pensam em avaliar é a capacidade de ensinar que cada professor tem, pois aprender e saber são algo difícil de conquistar, afinal a força de vontade e dedicação é algo que o ser humano tem que adquirir dolorosamente, porém ensinar é algo maior que um dom supremo, dom que não é dado a qualquer pessoa que curse uma faculdade e preste um concurso público, pois a capacidade de ensinar não é coisa que se avalia por nota, mas sim pela capacidade do professor, capacidade que se encontra em 2 entre 10 professores da rede publica.
O pior erro da escola é jogar os fardos nas costas dos alunos. Para isso vamos dar um exemplo bem explicado: O aluno da rede pública está ali por não ter condições de pagar uma escola particular e poder exigir bravamente o “saber’’. Os problemas da escola pública são gerados pela má organização das salas de aula feita pela própria escola. O aluno, devido a este primeiro problema, passa a pensar que a escola é festa, e logo se formam as “panelinhas’’ e a classe se divide em vários grupos distintos. Juntamente entra o professor, desinformado, confuso, desnorteado, tal professor que não sabe lidar com o comportamento dos alunos da sala. As atitudes tomadas pelo professor sempre são gritar ou chamar a direção. Então a direção entra em jogo e coloca o aluno na parede com ameaças que não são cumpridas. O aluno logo percebe que a escola não toma atitude, e daí entram os problemas sociais entre eles mesmos e os próprios professores.
O erro da escola publica é o medo de perder alunos, o medo dos pais e o medo da educação. A escola diz que ali é um lugar para aprender, mas trata os alunos como se fosse numa creche, onde eles devem abaixar a cabeça e dormir se não quiserem assistir o filminho da tarde. É vergonhoso, e além de tudo o fardo é dos alunos, mesmo que tudo se gere pela má interpretação dos alunos pela própria escola e isso acarrete diversas desavenças de escola X aluno.
Com os problemas que surgem, a escola resolve tomar uma atitude: a reunião de conselho e a reunião de pais. Os pais ouvem os problemas dos filhos, não opinam e não recebem a oportunidade de opinar. Logo, a escola cobra dos alunos a educação dada pelos pais. Porém, o que a escola esquece é que a educação de casa e a educação da escola são dois tipos de educação distintos, isso é muito claro. A educação – a que se recebe em casa – funciona como uma proteção que repele qualquer sinal da falta da mesma e protege o caráter da pessoa, e a educação – a que se recebe na escola – funciona como arma para o futuro, o que dá segurança, então imagine: Quanto mais proteção, mais segurança. E infelizmente os alunos andam desprotegidos e inseguros, mas isso pela incoerência entre escola e família, algo que muitas vezes se mistura e não tem nada a ver com a proposta da escola.
Talvez a verdadeira resolução dos problemas fosse - além de um curso para tornar os professores mais apreensivos em relação aos alunos - uma verdadeira reforma nas atitudes tomadas pela direção e pelo corpo docente, afinal o aluno não muda a escola jamais, o aluno frequenta a escola por obrigação e não mais por vontade de aprender, isso já é fato do mundo moderno, então a escola deveria fazer os professores ensinarem ao invés de comentarem sobre o que sabem.
Em relação aos alunos não seguirem as regras da escola, só é possível dizer que tudo pode ser controlado com disciplina e atitudes verdadeiras, pois mesmo que o aluno não colabore é obrigação da escola manter ao menos a paz e a máxima aprendizagem na sala de aula. Isso pode ser obtido na organização das salas, na observação do comportamento do aluno - e quando este estiver ingressando na escola buscar saber o seu comportamento em outra escola - e acima de tudo, no amparo ao aluno, buscar ouvi-lo quando este recorrer para a direção, e buscar resolver os problemas dados por este mesmo.
Os problemas só vão acabar quando forem colocados em questão todos os lados, pois essa briga entre escola X aluno não traz de presente a educação, mas sim a certeza de que a escola é um circo, a direção os malabaristas, os professores os palhaços e os alunos o publico que paga pelo ingresso nos impostos cobrados pelo estado.
Conclusão: A culpa NÃO é só do aluno, então parem de fugir dos problemas internos entre a direção e o corpo docente e tomem uma atitude que saia do conto de fadas.
Heitor W. Villa